A Usina de Biodiesel de Montes Claros, operada pela Petrobras Biocombustível, entregará 1,5 milhão de litros de biodiesel no primeiro trimestre de 2009, informou a companhia. De acordo com a Petrobras, a produção, vendida no 12º leilão de biodiesel da Agência Nacional do Petróleo (ANP), começará a ser produzida nas próximas semanas.
Segundo a Petrobras, a implantação da usina em Montes Claros, assim como a das Usinas de Candeias (BA) e Quixadá (CE), está acompanhada de um programa para desenvolvimento do mercado agrícola regional, que fornecerá a matéria-prima para a produção de biodiesel.
Para a Petrobras, o programa deve incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar, por meio de distribuição de sementes, serviços de assistência técnica agrícola, transporte da produção e apoio à organização dos pequenos agricultores em cooperativas.
Os contratos firmados com os agricultores têm duração de cinco anos. A meta é fazer parceria com cerca de 20 mil agricultores familiares da região, que deverão suprir a usina.
Segundo a companhia, para a safra 2008/2009, já são 12,955 mil agricultores familiares cadastrados no programa. Eles receberão assistência técnica e acompanhamento da atividade produtiva através de uma rede de apoio de 200 técnicos e mobilizadores de instituições parceiras.
A Petrobras destaca que a unidade segue as premissas do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel e está comprometida com a obtenção do Selo Combustível Social, já conquistado pelas usinas de Candeias e Quixadá.